Os edifícios antigos revestem-se de uma crescente importância no que diz respeito à óptica da preservação e reabilitação do património arquitectónico. Este património abrange, além dos edifícios monumentais, os edifícios habitacionais, industriais e comerciais ajudando a entender a forma como o Homem procurou viver e a maneira como o concretizou mediante os escassos recursos existentes, constituindo um verdadeiro testemunho histórico.
As intervenções em edifícios históricos devem sempre reger-se pelos princípios de reversibilidade, autenticidade, mínima intervenção, durabilidade e eficácia.
A ENGIFOZ analisa em obra todas as patologias causadas pela acção da água, sol e microorganismos (tais como fungos, algas, musgos) e soluciona-as através de tratamento e conservação de fachadas, apresentando um conjunto de soluções de alta qualidade pensadas para uma protecção duradoura e redução de custo de manutenção ao longo do tempo.
Para além dos estudos, a ENGIFOZ executa as obras de recuperação de fachadas, quer em edifícios históricos e classificados, quer em edifícios mais recentes, adequando técnicas e materiais a cada um dos casos. Os públicos-alvo são: administrações de condomínios, particulares, empresas, municípios e instituições públicas. |